O portal das Provas Digitais no Processo Penal
Uma operação realizada na Penitenciária Estadual de Rio Grande apreendeu drogas, celulares e facas artesanais nesta segunda-feira (5). Realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) com apoio da Brigada Militar (BM), a ofensiva busca combater o tráfico de drogas e a entrega de celulares por meio de drones dentro do presídio.
Foram cumpridos 58 mandados de busca e apreensão e apreendidos 25 celulares, 25 facas artesanais e cerca de R$ 17 mil em dinheiro, além de quantidades de crack e cocaína. A investigação do MPRS apura a existência de uma associação criminosa dentro da prisão, que também estaria por trás do aumento da violência na região.
A operação, que vasculhou os quatro pavilhões do presídio, parte de uma investigação que começou há três meses e apontou que a associação criminosa utiliza principalmente drones para transportar celulares, carregadores e drogas para dentro do presídio.
Para os promotores, o "delivery aéreo de drogas e outros materiais ilícitos” facilita o tráfico no interior e fora da penitenciária, além do ordenamento de demais crimes na cidade, que vive uma onda de violência.
Conforme dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), até outubro de 2022 foram registradas 21 ocorrências de drones na prisão. Foram duas em 2021 e nenhuma em 2020.
"Ante o perceptível e significativo aumento do número de casos envolvendo o uso de drones na Penitenciária Estadual de Rio Grande, foram analisadas as ocorrências e chegamos à conclusão de que há uma autêntica associação criminosa atuando dentro e a partir da penitenciária, que, sem margem para dúvida, possui uma estrutura definida e um alto poder aquisitivo”, diz João Afonso Silva Beltrame, coordenador dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) do MPRS.
Material apreendido, segundo o MPRS:
● 25 celulares
● 10 cordas
● 25 facas artesanais
● 20 carregadores de celulares
● R$ 17.145 em dinheiro
● 10 fones de ouvido
● Uma balança de precisão
● 67,8 gramas de cocaína
● 100 gramas de crack
Nenhum Comentário publicado ainda.
Utilize os campos abaixo para comentar a notícia acima (publicação sujeita à análise dos administradores):